Nos dias atuais o processo de motivação, por parte
dos gerentes, deve ser visto como um dos fatores determinantes para o sucesso
de qualquer organização.
Por exemplo, na hierarquia de uma loja, você sabe
dizer:
- Qual é o papel do gerente nesse processo?
- Como ele deve agir com sua equipe de vendas para obter seu melhor desempenho?
- Como ele pode cuidar de todo esse processo?
- Quando ele deve dar por encerrado o processo de motivação?
- Se uma rotina de manutenção pode influir no processo?
- Quais informações o gerente deve coletar e como utilizá-las?
- Quais as barreiras que ele enfrentará nesse processo?
- O que fazer para aumentar a motivação?
Todo gerente, de loja ou não, deve repensar seu
papel no processo de motivar e incentivar pessoas. A nova visão de liderança
tem de inspirar pessoas pelas idéias e pelo exemplo. Idéias têm de ser
seguidas: a palavra convence, mas o exemplo arrasta. É muito comum vermos
gerentes com idéias fracas de serem praticadas e que, mesmo assim, querem
implantá-las. Também vemos aqueles que não dão o exemplo em sua própria conduta.
Além disto o gerente deve ser um agente mediador e reflexivo na condução de
processos organizacionais, ouvindo, ponderando e buscando uma aplicação. Muitos
gerentes são muitos esforçados, porém esforço não retrata resultados positivos:
é preciso fazer a competência surgir. Competência é quando transformamos nosso
esforço em resultados positivos.
Em termos de metas é necessário avaliar a equipe e
fornecer a ela metas possíveis de serem alcançadas, e após o resultado traçar
outras estratégias para as novas metas. Gerentes não devem estipular metas onde
apenas alguns da equipe possam atingir, pois, toda equipe tem de chegar junta
ao objetivo final, motivo pelo qual é chamada de equipe. O método do quadrinho
na parede com a foto, nome e título "Funcionário do Mês" causará
disputa, e não uma concorrência nutritiva. Todo processo de motivação tem de
envolver a equipe. Quando um gerente coloca a foto de um colaborador naquele
quadrinho maroto, ele está dizendo, em outras palavras: "Vejam gente, só
tivemos um funcionário bom este mês por aqui...". Além do mais, todo
processo de motivação precisa de continuidade, estratégias compatíveis e
gerenciamento de resultados.
Nós somos seres especiais neste planeta. Já
atravessamos 12 milhões de anos por aqui e, a cada seis meses, renovamos todos
os átomos de nosso corpo. Somos seres geneticamente concebidos para nos
motivarmos e assim tem sido. A motivação de existência e para novas descobertas
tem feito de nós, e do mundo, um ambiente diferenciado dentro do Universo. Toda
estratégia de motivação não deve, nunca, ser dada como encerrada, mas sim
desenvolvida com processos de manutenção.
É
como quando alguém descobre detalhes de comportamento que podem fazer de seu
parceiro ou parceira, alguém mais feliz e, dentro desta felicidade, aplicar
muitas outras coisas nutritivas que possam surgir. Quando damos asas às
estratégias de motivação, novas idéias e comportamentos... Avaliar estas novas
condutas é o papel da gerência. É através de resultados de experiências de gerenciamento que se escreve a história de qualquer
organização e de seus integrantes. Ainda há o fato de que motivação não é algo
permanente. É uma atividade com bula e tempo de validade, razão pela qual tem
de ser um processo mutante que esteja sempre atuante e aperfeiçoado, compatível
com as tendências de mercado e perfil da equipe. Nunca se dá por encerrada uma
estratégia de motivação.
Seria como ir para cama dormir, sabendo que não irá
acordar no dia seguinte.
É mais até que um processo gerencial: a motivação é
um processo genético dos seres humanos, que nos levou e levará sempre a
vencermos desafios e adversidades.
Uma das habilidades necessárias ao gerente é que
ele tenha amplo conhecimento de sua equipe. Ele pode fazer isto aplicando em
seus colaboradores um teste de aptidão. Todo gerente deve conhecer
perfeitamente as competências e aptidões dos membros da equipe, assim poderá
melhor distribuir as atividades e colocar os desafios certos nas mãos de
pessoas certas.
Vendedores com falha são o reflexo de uma gerência
com falhas. O aprendizado e a capacitação são fundamentais antes de colocar
alguém em atividade dentro de uma loja, ou de um departamento. Essa história de
"vamos fazer assim para ver como fica" já não tem mais espaço entre
os clientes. Os consumidores de hoje não têm mais tempo para perder com
atendentes despreparados. Ganha a batalha quem mobiliza primeiro, e a grande
mobilização do varejo é a capacitação de toda equipe.
Existe muita concentração nas falhas de vendedores
e pouca, ou nenhuma, concentração nos pontos fortes deles. Falhas sempre serão
ineficiência de capacitação e preparação dos profissionais. Estes processos têm
de ser intensivos, diários e não apenas lembrados na convenção anual da empresa
antes da festa de confraternização.
Uma outra grande habilidade que todo gerente deve
ter é ser um brilhante coletor de informações. De todo o tipo de informações
sobre o comportamento de sua equipe. Acho que gerente que não tem informação,
não pode dar opinião. A começar pelo nome dos pais, filhos e esposas de seus
subordinados... São necessárias informações que aproximem as pessoas numa
convivência de confiança e não que retraiam as pessoas numa conivência para o
cumprimento de ordens!
Quanto às barreiras que possam existir nesse
processo, acredito que elas só existirão pelo fato de não termos conhecimento o
suficiente sobre um determinado fato para aplicar-lhe uma solução. Acho que a
maior barreira para os gerentes vem deles mesmos, pois muitos têm dificuldade
em atuar com humildade; de fazer sua refeição no mesmo ambiente da equipe; de
estacionar o seu carro na vaga da equipe; e, até, de atuar numa baia de
trabalho como toda sua equipe.
Todo gerente que tiver a consciência que está ali
para aprender e depois aplicar o aprendizado e não apenas ensinar e ser
obedecido, dificilmente encontrará barreiras, mas, sim, o apoio da equipe.
"Ninguém sabe tudo, apenas o gerente" disse-me certa vez um
funcionário de uma grande empresa. E, o pior, é que tenho ouvido tal frase com
uma certa constância ultimamente...
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