terça-feira, 31 de maio de 2011

Profissional tem prazo de validade?

Quando um novo modelo de carro é lançado trazendo recursos inovadores, os mesmos veículos dos anos anteriores se desvalorizam automaticamente. Apesar das novíssimas carreiras X, Y e Z (…), o mesmo não acontece quando avaliamos um modelo profissional experiente . Tempo de rodagem pode conta a favor na hora de desviar de um buraco ou de encontrar um atalho.

O prazo de validade de uma carreira perturba os profissionais em vários estágios, seja no começo, seja nos momentos derradeiros. Sempre nos sentimos prontos para começar e nunca reconhecemos a hora de parar (será que existe esse momento?).
Nossa idade pode ser um empecilho para a carreira. Isso ocorre nas duas pontas clássicas da faixa etária: entre 20 e 25 anos, quando jovens e considerados inexperientes, embora com uma boa formação, e a partir dos 55.
Atualmente o auge da carreira se estabelece na faixa entre 35 e 45 anos. Normalmente encontramos esses profissionais ocupando postos chave nas organizações. Basta atentar para as idades dos CEOs e dos executivos da primeira linha.
Ao fazer uma autoanálise sobre sua carreira, uma dessas questões pode estar lhe ocorrendo agora em diferentes faixas etárias:



  • Se tenho até 25 anos, como eu me posiciono bem no mercado de trabalho? (Leia A estratégia de carreira pré-emprego);


  • Se tenho entre 25 e 35 anos, como eu dirijo minha carreira para ocupar um posto chave?


  • Se tenho entre 35 e 45 anos, como eu me mantenho em ascensão, ou por que eu não cheguei lá?


  • Aqui há um ponto de inflexão. Dependendo da sua resposta, outra pergunta surge: o que eu preciso mudar para voltar a mirar meu objetivo mais ambicioso?
  • Se tenho entre 45 e 55 anos, como eu me mantenho competitivo aproveitando o máximo da minha experiência e dos resultados conquistados?


  • Mais de 55 anos: é hora de pensar em desenhar meu plano de pouso?




  • Como eu sempre insisto aqui, não há receita de bolo. Os parâmetros são apenas referências, não limitadores. Independentemente da sua idade, as oportunidades vão ocorrer se você apresenta os pré-requisitos de boa formação e bom inglês, e características de pró-atividade, capacidade de empreendedorismo e criatividade.
    Conheço inúmeros exemplos de jovens talentos que ocupam postos chaves antes dos 30 anos, assim como profissionais que chegaram ao auge com mais de 55 anos.

    Jovens e idosos – Os mais jovens e os mais idosos foram os profissionais mais procurados para trabalhar no ano passado, conforme informação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

    Como anda a convivência entre a geração Y, os jovens nascidos entre 1979 e 1999, e os profissionais mais velhos?A julgar por uma pesquisa da consultoria Robert Half, vai muito bem. Os integrantes da geração X, nascidos entre 1965 e 1978, e os baby boomers, de 1946 a 1964, compreenderam o que os jovens priorizam e têm a mesma opinião sobre vários assuntos. Mas algumas questões ainda interferem, como a linguagem e o conceito de produtividade. “Os jovens ainda acham que os mais velhos são acomodados”, diz Fernando Mantovani, diretor da Robert Half. Leia mais em:Três gerações ainda em conflito?

    Fonte Época Negócios.





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário